Planos de aula digitais… Ajudam?


O trabalho de casa de um professor é extenso e exigente. Hoje em dia, é necessário rentabilizar o tempo uma vez que a escola nos exige cada vez mais papelada, mais burocracia e mais horas de trabalho.

Os planos de aula fazem parte da vida de um professor. Hoje em dia, existe uma grande diferença na elaboração do plano de aula: era digital…

Antes de ser professora, os meus professores faziam os seus planos de aula num caderno/capa. Hoje em dia, já começamos a ver planos de aula totalmente digitais.

Será que temos tempo para tudo? Todos os anos, é necessário reformular, reescrever, reorganizar. Revejo os planos de aula que tenho de anos anteriores e não consigo executá-los com novos alunos. Porquê?

Existem algumas razões:

  • as minhas vivências nos diferentes anos lectivos tornam-me diferente de ano para ano.
  • cada turma é composta por alunos diferentes. O ensino diferenciado não é urgente, é obrigatório!

Os novos manuais já têm nos cadernos de apoio ao professor sugestões de planos de aula? Poderemos ser formatados dessa forma? A minha aula é igual em duas turmas do mesmo nível?

Deixe um comentário